Descrição enviada pela equipe de projeto. Sasaki inicialmente trabalhou no Tecnológico de Monterrey, na cidade de mesmo nome no México, para investigar como transformar o edifício original da biblioteca de 1969 em um centro acadêmico muito mais atrativo e colaborativo. Durante o curso desse estudo, descobriu-se que o edifício necessitava de uma melhora sísmica significativa que, além de ser custosa, limitaria severamente a flexibilidade da edificação. Logo, a universidade sugeriu a Sasaki que colaborasse com eles para desenhar um edifício que se convertesse na principal biblioteca acadêmica do México.
A nova biblioteca situada no mesmo lugar do antigo edifício e representará a missão acadêmica do Tecnológico de Monterrey, um lugar onde os estudantes, a faculdade, os funcionários e os líderes da indústria da região se reúnem para obter informações, estudar, colaborar e inspirar-se.
O térreo da biblioteca abriga uma nova praça para estudantes que é delimitada por um café, um auditório, uma galeria e um laboratório de makerspace.
Dramaticamente colocados sobre essa praça, estão os pavimentos superiores da biblioteca. Ao posicionar a biblioteca sobre esse espaço aberto, são criadas vistas e conexões em todo o campus, além de sombrear a praça.
Composta por quatro pavimentos, a biblioteca procura criar uma transição entre espaços de estudos colaborativos, ricos em tecnologia, e um estudo contemplativo e silencioso na parte superior. Uma escada central estende-se desde o nível da praça até o terraço, culminando em espetaculares vistas à Montanha de la Silla, ícone do campus.